Shanghai, Uma Fotojornada

Demorei muito tempo para rever essas fotos e finalmente ter a paciência para selecionar as 50 melhores, em seu grau de importância. Duas mil ou mais fotos, e me auto incumbi de escolher as que eu achava que me diziam algo. Bom, hoje a China parece pipocar constantemente em nossos ouvidos: nova potência econômica, hipernacionalismo, superpopulação com competição mais extrema do que animal planet, servidão passiva, culinária quase viva, transporte público incrível (nas capitais), capitalismo disfarçado e etc. É possível encontrar tudo isso refletido em Shanghai, uma de suas maiores cidades. De cara, Shanghai lembra muito as grandes capitais econômicas do mundo como São Paulo e Nova York: grandes edifícios, centros culturais incríveis, saturação de informação nas ruas, as luzes, o intenso movimento, sensação de sufocamento nos maiores pontos de comércio, a tentativa de mascarar a miséria e uma grande salada cultural. A diferença é que a salada chinesa carrega uma pitada a mais de tempero asiático, pois tirando os olinhos puxados, hoje, já são tão ocidentais quanto nós. Enfim, essa é uma amostra de um pequeno passeio em Shanghai, uma cidade encantadora que vive de um eterno balanceamento entre o passado, presente e futuro. Seja pelas tampas de bueiro únicas, cada uma estilizada com um traço e carácter diferente, suas ruelas transformadas em vilas ou as próprias pessoas, cada qual querendo se afirmar, buscando um espaço para dizer Sim, eu existo. E estou aqui, a cidade impressiona nos detalhes. 

1 DSCN15232

2 (2)

Jing’an Temple

3 4

5

Shanghai Museum

6 7 (2) 8 9 10 (3) 11 12 13 15 (2) 16 17 18 19 20

21(47)

(Isso não é um shopping, é parte de dentro do Shanghai Museum)

21

(homem dormindo na porta da frente do Shanghai Museum, uns cinco minutos depois, seguranças apareceram e chutaram ele para longe)

22 23 24

31

33

Passarela decorativa do metro

34

Membros do partido fazendo coleta de lixo (pelo menos parecia)

35

Banheiro público

36

Espetáculo com macacos na rua

37

39 (2)

40

banheiro feminino no metro

41 (2)

banheiro em um hotel de luxo

42 (2)

43

Todos os taxis em Shanghai possuem uma cabine de isolamento para o taxista, pessoa que mal fala com os passageiros, sério mesmo.

44

Feira de… Arranjar Casamento?

45 (2)

46

Entrada de um dos metros

47

Homem na escadaria do metro

25 (2)

26

Shanghai Propaganda Poster Art Center, um lugar difícil de se encontrar perguntando na rua

27 28 (2) 29 (2) 30
49 50

Não sei como anda o tribunal de ditados, os que são aceitos ou negados, mas queria aqui lançar dois novos: Por trás de cada foto digital, há outras 20 que saíram péssimas; E em terras estrangeiras, um sorriso vale mais do que um pato à Pequim. (vale muito mais até)

Nota para todos aqueles que pensam em viajar, mas ficam receosos do tempo que perderão com trabalho/aulas: Viaje. O seu tempo de vida apenas irá expandir.

6 comments

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s